segunda-feira, 23 de maio de 2016

Gestos comemora 23 anos de atividades debatendo o direito à saúde



Em comemoração aos seus 23 anos de atuação, a Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero realiza, na próxima sexta-feira (27), evento com seminário. A ONG trabalha na defesa e promoção dos direitos sexuais e reprodutivos e para a promoção de políticas que promovam a melhoria da condição social, política e econômica das pessoas. Com o tema da campanha “Saúde não é Comércio”, o seminário debaterá os aspectos que regem as relações de saúde e medicalização da população atualmente no Brasil.
Temas como direitos, interesses comerciais, lobby, fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a relação entre os políticos e os financiadores de campanha estarão na pauta do debate. A campanha “Saúde não é Comércio” foi lançada pela Gestos no último mês de abril e vem conscientizando e levantando questões a respeito do tema.
Segundo a ONG, o seminário abordará como os lobbies são nocivos ao interesse público e ao SUS; a relação entre políticos e financiadores de campanha; inquietações sobre a saúde pública, que com a posse do governo interino de Michel Temer tem sua existência ameaçada. A campanha tem o objetivo de também informar as pessoas sobre questões de medicalização da população e o sistema de saúde.
Participarão do debate na Gestos o psicólogo Alexandre Magno e a médica epidemiologista Ana Brito. Magno é Membro do Fórum Articulação Aids Pernambuco, conselheiro Estadual dos Direitos da População LGBT, membro do Centro de Estudos Freudianos do Recife e mestre em Psicologia Clínica. Ana Brito é doutora especializada em epidemiologia, doenças infecciosas e parasitárias e doenças sexualmente transmissíveis e aids.
Após o seminário “Saúde não é Comércio” haverá uma confraternização que busca fazer uma ponte com os 23 anos de luta pelos Direitos Humanos. De acordo com a ONG, o momento político e a conjuntura atual foram a tônica para a programação que dará espaço para artistas e amantes da arte se apresentarem. O Bazar da Gestos também estará aberto, com roupas, sapatos, joias, blusas, entre outros itens.
Programação
16h – DJ VirguLinux (www.iteia.org.br/virgulinux)
17h – Debate Saúde não é Comércio
19h – Palco aberto (poesias cordéis, músicas, críticas, recados e desabafos)
20h – Apresentação de El Negro

Serviço
Aniversário de 23 anos da Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero
 Dia 27 de maio, das 16h às 22h
Na sede da Gestos, rua dos Médicis, 68, Boa Vista, Recife-PE
Clique aqui para acessar a página oficial do evento

Dica de entrevista
Assessoria de comunicação da Gestos
Javier Martínez (81) 3421-7670 / (81) 9 8503-8440

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  CNS discute desafios para garantir direito universal à Saúde em tempos de negacionismo, durante debate na UFRGS 14 de fevereiro de 2022 O ...