Nesta terça-feira (1) até o dia 30, prédios de várias partes do mundo se iluminam de azul para chamar atenção dos homens sobre o câncer de próstata, o segundo que mais causa mortes no Brasil, atrás do câncer de pele não-melanoma, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer). Em 2016, mais de 61 mil novos casos da doença serão registrados. Por ano, são mais de 13 mil mortes, uma a cada 40 minutos. A prevenção da doença foi o que motivou, em 2011, o Instituto Lado a Lado Pela Vida a criar o Novembro Azul.
O mês acabou virando, também, uma boa oportunidade para alertar os homens sobre os cuidados com a saúde no geral. Por isso, a edição deste tem o mote "De Novembro a Novembro Azul - Movimento permanente pela saúde integral do homem".
"Com o Novembro Azul consolidado em todo o país, passamos este ano a alertar sobre os cuidados com a saúde integral do homem. Queremos mobilizar a população masculina para que se torne protagonista da sua história e responsável por sua qualidade de vida em diferentes fases", explica a presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira.
O Instituto Lado a Lado pela Vida apresentará uma pesquisa inédita sobre saúde integral do homem que terá dados sobre: frequência que procura o médico, motivo e especialidade; realização de exames preventivos, ocorrência de câncer de próstata na família ou entre amigos; alimentação, atividade física, uso de bebida alcoólica e cigarro; entre outros.
Durante o mês de novembro, serão feitas, em todo país, atividades de orientação sobre o câncer de próstata e saúde do homem e ações para estimular a atividade física. Haverá ainda a distribuição de material informativo e prédios serão iluminados de azul, como Viaduto do Chá, em São Paulo, e Congresso Nacional, em Brasília. No Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17), o Cristo Redentor será iluminado.
Um dos destaques da programação é o 2º Fórum Ser Homem no Brasil, que ocorrerá no dia 7, em Brasília. Com apoio do Senado Federal, o evento reunirá profissionais de saúde, parlamentares, governantes, representantes do Ministério da Saúde e a população para debater prevenção e combate ao câncer de próstata e a outros tipos de câncer, como de pênis e testículo.
Nas redes sociais a campanha vai tratar da saúde integral do homem e usará as hashtags: #NOVEMBROAZUL #DENOVEMBROANOVEMBROAZUL #MENOSPRECONCEITO #MAISVIDA.
O Instituto Lado a Lado pela Vida vai disponibilizar para download folders informativos com dados, além de fascículos sobre as doenças e prevenção em cada fase da vida do homem. A programação completa do Novembro Azul pode ser conferida no portal do Instituto Lado a Lado.
Sobre o Novembro Azul
O Instituto Lado a Lado pela Vida iniciou uma abordagem pioneira sobre a saúde do homem no Brasil, em 2008, quando criou a campanha Um Toque, Um Drible. Em 2011 nasceu a campanha Novembro Azul, com a missão de alertar os homens sobre a prevenção do câncer de próstata.
O Instituto Lado a Lado pela Vida tem a missão de ampliar o acesso às novas tecnologias e humanizar a saúde de norte a sul do Brasil por meio do diálogo, do acolhimento e da promoção do bem-estar físico e emocional. Para isso, percorre o país propagando a importância da prevenção, do autocuidado e da autoestima, levando para homens, mulheres e crianças essa conscientização de que a saúde é o nosso bem mais valioso e merece atenção especial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário