quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Gestos lança cartilha de conscientização para jovens sobre tratamento de HIV/aids



A partir da próxima quinta-feira (31), a Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero lança um reforço informativo com foco na conscientização dos jovens. O lançamento oficial será feito em uma roda de diálogo no Hospital Correia Picanço, na Tamarineira, nesta quinta, das 9h às 12h. A Cartilha de Adesão ao Tratamento foi produzido com a colaboração do grupo de jovens atendidos pela Gestos e tem financiamento da MAC Aids Foundation.
"A população jovem é atualmente a que tem registrado o maior número de novos casos de HIV. Por isso, a cartilha sobre adesão ao tratamento está focada nesta faixa etária que vai até os 29 anos”, destaca Jô Meneses, coordenadora de Programas Institucionais da Gestos. A Gestos conta atualmente com um grupo de 14 jovens militantes voluntários que participam de atividades na ONG e também em unidades de saúde, escolas e universidades esclarecendo questões sobre o HIV/aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis.
A Gestos mantém ainda o Espaço Jovem Saúde e Sexualidade – que atende pessoas entre 14 e 29 anos que tenham dúvidas ou qualquer questão referente a saúde sexual e reprodutiva (não necessariamente soropositivos). Para agendar o atendimento gratuito, que é feito com hora marcada, é preciso telefonar para o (81) 3421-7670.
A ONG também está oferecendo gratuitamente, com hora previamente marcada, testes de HIV em jovens entre 18 e 29 anos. “Os testes são realizados todas as terças-feiras pela manhã, apenas com hora marcada. Fazemos o aconselhamento pré e pós teste. No caso da sorologia positiva, a pessoa é encaminhada para o nosso atendimento de psicologia e assistente social, com orientação de encaminhamento para o Centro Testagem e Aconselhamento (CTA) para realizar o teste de confirmação e início do tratamento”, explica Roberta Correia, enfermeira responsável pelo Espaço Jovem da Gestos.

Fonte : Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  CNS discute desafios para garantir direito universal à Saúde em tempos de negacionismo, durante debate na UFRGS 14 de fevereiro de 2022 O ...