segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Governo e sociedade civil debatem implementação da PrEP no SUS em reunião da Cnaids



Atualizações sobre a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) e do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e Conifecções; Processo de Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV; e informes do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais. Esses foram os temas debatidos durante a 124ª Reunião da Comissão Nacional de IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (Cnaids) – a última de 2017 -, realizada  na semana passada, em Brasília.
"Esta diretoria tem como norte o processo de escuta. Portanto, uma reunião como esta, da Cnaids, é que nos orienta no sentido de traçar ações e estratégias efetivas. Aqui, neste encontro, que todo o nosso processo de trabalho e essa representação toma corpo”, destacou a diretora do DIAHV, Adele Benzaken.
Na abertura da reunião, Adele Benzaken apresentou as ações do departamento realizadas ao longo de 2017 e destacou que a Prevenção Combinada é o mote do Departamento. “É a prioridade em todas as nossas ações. Estamos focados na Prevenção Combinada pois esta representa alternativas que as pessoas encontram para se prevenir do HIV, das IST e das hepatites”, afirmou.
Também foram debatidas as ações de redução de danos e a proposta de ampliação dos Centros de Testagem e Atendimento (CTA) em todas as regiões do país, com a participação conjunta de estados e municípios. “Vamos realizar visitas para buscar a melhoria dos CTAs”, disse Adele Benzaken.
Adele destacou ainda a confirmação da medida, anunciada dia 4 de setembro, que garante a aquisição centralizada das penicilinas benzatina e cristalina pelo Ministério da Saúde para o tratamento da sífilis. “A compra centralizada vai resolver o problema do desabastecimento dos medicamentos que atinge vários países”, afirmou a diretora. 
O 11º Congresso de HIV/Aids e 4º Congresso de Hepatites Virais - HepAids 2017 -, que será realizado em Curitiba entre 26 e 29 de setembro, foi mencionado principalmente pelos lançamentos dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT). “Durante o evento, iremos lançar os PCDTs já aprovados e o Manual dos Cinco Passos para a Prevenção Combinada ao HIV na Atenção Básica”.

Fonte : Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  CNS discute desafios para garantir direito universal à Saúde em tempos de negacionismo, durante debate na UFRGS 14 de fevereiro de 2022 O ...