Quando os aplicativos de pegação (ok, “de paquera”) surgiram, anos atrás, eles eram vistos como algo meio clandestino que todo mundo usava, mas ninguém admitia. Ser reconhecido na galeria de thumbnails era uma vergonha – colocar a foto de rosto no perfil era apenas para os mais valentes. Hoje os apps já se tornaram parte de nossa cultura, tanto que até os héteros conversam abertamente sobre suas experiências na “paquera” no mobile. Já contamos com a sabedoria de anos para destilar maneiras de declarar o que buscamos quando buscamos alguém sem fazer uso da babaquice que até há pouco era considerada “normal”. Confira a seguir como manter seu perfil livre de preconceitos. Seu carma vai melhorar – e, certamente, sua cama também.
1. Qualquer referência sobre estar “limpo”
Aqui, é claro, não se trata do fato de que você tomou banho e está cheirosinho, mas que você considera que o fato de ser soronegativo significa que você está “limpo”.
Mandar a mensagem de que você considera que pessoas soropositivas são “sujas”, pra começar, é uma das piores maneiras de estigmatizar quem tem HIV. Além disso, você vai irritar desnecessariamente quaisquer soropositivos que leiam o seu perfil, e vai deixar bem claro que você é um idiota desinformado.
Se você realmente não quer entrar em qualquer tipo de relacionamento com alguém que tem HIV – apesar do fato de que você tem mais chances de contrair o vírus de alguém que não conhece seu status sorológico do que de alguém que sabe que é soropositivo, toma seus medicamentos e tem uma carga viral indetectável – você pode descobrir uma maneira de expressar isso sem usar a palavra “limpo”.
2. Uma foto de rosto que esconde o rosto
Certo, todo mundo quer ver uma foto de rosto, mas você não quer se expor. Então você coloca uma foto de boné e óculos escuros enormes e fica se achando o espertão.
“Ninguém vai poder reclamar que eu não tenho uma foto de rosto no perfil, certo?”
Errado. Há uma razão por que as pessoas querem ver uma foto de rosto: elas querem saber como você é. Fazer esse esforço todo para disfarçar a própria aparência frustra os outros usuários.
Se você realmente não quer colocar uma foto de rosto no perfil, é de bom tom mandar uma em sua primeira mensagem para alguém.
3. “Não curto negros/asiáticos/etc”
“Mas é só questão de gosto!”, já estou ouvindo você gritar.
Tá, então você tem uma preferência e você não quer que pessoas que estão fora dessa caixinha entrem em contato com você. Agora, se prepare para descobrir uma coisa sobre “preferências”: elas podem mudar.
Sério mesmo.
Só porque você nunca encontrou alguém de uma certa raça/etnia que tenha te dado tesão, não quer dizer que isso nunca vai acontecer. Você está se limitando. E se você está em busca do amor – ou de sexo – você não quer limitar suas opções. Acredite em mim.
Além disso, se você nunca foi o alvo de uma dessas frases que dizem “nem entre em contato por causa da cor da sua pele” (que é o que você está dizendo, na real), você talvez não perceba como esse tipo de declaração pode ser devastadora. O que nos leva ao próximo item…
4. “Não curto gordos, nem afeminados”
De novo, você pode dizer que é só uma questão de gosto, mas isso pode ser um golpe forte na autoestima de quem lê esse tipo de frase.
Primeiro, assim você está reforçando estereótipos binários de gênero (quem você pensa que é para dizer como um homem deveria se comportar?). Depois, você está tentando envergonhar outros caras por causa de seu corpo, como se eles já não estivessem conscientes de seu peso. Por último, você está projetando todo um carão virtual. Meu caro, ser a bicha que faz carão não é algo a se almejar.
E já que estamos falando sobre isso, se você não sabe bem como expressar sua falta de interesse de maneira educada, você pode se interessar em uma pesquisa que o site Gay Star News realizou. Eles perguntaram como as pessoas gostariam que alguém respondesse ao receber um elogio de alguém por quem não têm interesse.
O resultado? 55% das pessoas que responderam afirmaram que um simples “obrigado”, sem nenhuma resposta extra, é o suficiente para se compreender que o outro não está afim.
Quase 18% das pessoas que responderam à pesquisa disseram que até preferem não receber resposta nenhuma ou serem bloqueados, pois assim não desperdiçam tempo com conversa à toa. O resto afirmou que esperavam que esse elogio virtual talvez ainda levasse a algum tipo de conversa, na esperança de se desenvolver uma amizade.
Resumindo, não há como agradar a todos, mas responder apenas um “obrigado” e deixar quieto é reconhecido pela maioria dos caras como “ele não está afim de você”.
5. Idade falsa
Não minta sobre sua idade. Na real, não minta, ponto final. Se você está com medo de ser rejeitado por causa da sua idade, é melhor omiti-la do seu perfil. Decidir mentir sobre a idade pode a) acabar sendo um tiro no pé, se o homem dos seus sonhos curtir homens mais velhos, e b) levar a uma conversa bastante constrangedora mais pra frente, se você conhecer alguém, as coisas engrenarem, e daí você tiver que contar num encontro posterior que você mentiu.
P.s.: Omitir sua idade em seu perfil e usar uma foto que foi tirada anos atrás também conta como fraude virtual.
Bônus: “Tenha noção”
Um cara que escreve em seu perfil “tenha noção” é escroto. Ponto. Jura que você se acha tão a última bolacha do pacote que ninguém que é tão sarado/lindo/maravilhoso/esplendoroso/divino quanto você deveria sequer se atrever a dizer um oi?
E o que eu escrevo no meu perfil, então?
Seja sincero; projete uma personalidade positiva, ao invés de ser negativo ou homofóbico contra outros gays; e esteja preparado para se revelar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário