sexta-feira, 4 de março de 2016

OMS esclarece dúvidas sobre a transmissão do vírus zika por relações sexuais


Em meio ao atual surto de zika, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um guia onde esclarece dúvidas sobre a transmissão do vírus por vias sexuais. Confira abaixo.
A zika pode ser transmitida pelo sexo?
Possivelmente. O vírus zika é primariamente transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, mas alguns casos do que parece ser transmissão pelo sexo também foram registrados.
Como as pessoas podem se proteger?
Todas as pessoas que foram infectadas pelo vírus zika e seus parceiros sexuais – particularmente, as mulheres grávidas – devem receber informação sobre os riscos de transmissão sexual do vírus zika, sobre métodos contraceptivos e sobre práticas sexuais mais seguras. Quando possível, eles devem ter acesso a preservativos e usá-los corretamente e constantemente.
Mulheres que fizeram sexo sem proteção e suspeitam que possam estar infectadas com o vírus devem receber serviços de contracepção de emergência e aconselhamento, caso não desejem engravidar.
Os parceiros sexuais de mulheres grávidas, que vivem ou estão voltando de áreas onde a transmissão local do vírus zika foi verificada, devem fazer sexo mais seguro ou se abster da prática ao longo da gravidez.
O vírus zika não causa sintomas na maioria das pessoas. Isso afeta essas orientações?
Sim. O fato de ser assintomático é um fator que leva a complicações. Como a maioria das pessoas infectadas com o vírus não exibem quaisquer sintomas, as pessoas que moram nas áreas onde a transmissão local do zika foi verificada devem considerar práticas sexuais mais seguras ou a abstenção da atividade sexual.
Além disso, pessoas que estão voltando dessas regiões devem adotar práticas sexuais mais seguras ou considerar a abstenção por, ao menos, quatro semanas após seu retorno.
Independentemente dos surtos do vírus zika, a OMS sempre recomenda a adoção de práticas sexuais seguras, incluindo o uso correto e constante de preservativos para prevenir o HIV, outras doenças sexualmente transmissíveis e gravidezes indesejadas.
O vírus zika foi encontrado no sêmen. O sêmen deveria ser testado rotineiramente para saber se o vírus está nele ou não?
A OMS não recomenda exames rotineiros do sêmen para detectar o vírus zika.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  CNS discute desafios para garantir direito universal à Saúde em tempos de negacionismo, durante debate na UFRGS 14 de fevereiro de 2022 O ...