O jornalista e professor Liandro Lindner, pesquisou, durante dois anos, as ideias sobre doença e cura da população em situação de rua, em São Paulo. Acompanhado por profissionais de saúde andou por albergues, praças, viadutos e diversos pontos de aglomeração, onde o consumo de drogas e álcool aparece como relevante. Também esteve diversas vezes no Hospital Leonor de Barros, de Campos do Jordão, referência para esta população.
Durante o processo de pesquisa, verificou que a tuberculose, e a co-infecção pelo HIV, são realidades e a adesão ao tratamento, um desafio.
Por meio de entrevistas e observações notou que os entendimentos sobre cura são variáveis entre profissionais de saúde e pacientes. Deste estudo foi gerada a tese de doutorado intitulada "Dando uma moral: Moralidades, prazeres e poderes no caminho da cura da tuberculose na população em situação de rua do município de São Paulo", que será defendida nesta segunda-feira (2) às 13h na Faculdade de Saúde Pública da USP.
Sob a orientação do Professor Rubens Adorno o trabalho relata, utilizando metodologia etnográfica, as vivências encontradas junto a esta população, as relações de vínculo com os profissionais de saúde, além de questões direcionadas como a realidade das travestis em situação de rua internadas num hospital masculino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário