domingo, 17 de julho de 2016

Médico Julio Abramczyk defende que epidemia de aids não está sob controle



Epidemia de aids não está sob controle

A população acredita que a epidemia de aids já está sob controle.
Não está, segundo o Unaids, o programa da ONU de ajuda aos países para o combate à doença. Ela informa, em relatório apresentado nesta semana, que os números são preocupantes.
No Brasil, o número de pessoas vivendo com aids aumentou 18% (de 700 mil para 830 mil pessoas).
Muitas pessoas imaginam haver cura para a doença.
Existe o tratamento, mas não a cura, segundo a Organização Mundial da Saúde.
As drogas antirretrovirais controlam a replicação viral e ajudam a prevenir a transmissão da doença. Fortalecem o sistema imunológico do paciente e recuperam a capacidade do organismo de lutar contra as infecções.
Estudos confirmam que uma pessoa portadora do HIV em tratamento com antirretrovirais reduz em 96% o risco de transmitir o vírus para um parceiro saudável.
Os avanços no tratamento e diagnóstico precoce do HIV nos últimos dez anos possivelmente contribuíram para que as pessoas passassem a dispensar os necessários cuidados nas relações de risco. Entre esses cuidados está o uso da camisinha, tanto pelo homem quanto pela mulher, no caso de o homem recusar-se a colocar o preservativo.
Um significativo avanço também observado nos últimos anos é a profilaxia após exposição ao HIV. O início do tratamento é indicado em até 72 horas, buscando prevenir a infecção.


Fonte : "Folha de S. Paulo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  CNS discute desafios para garantir direito universal à Saúde em tempos de negacionismo, durante debate na UFRGS 14 de fevereiro de 2022 O ...