quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Pastoral da Aids firma parceria com Departamento para campanha com foco em 1º de Dezembro e visita do papa
















Representantes da Pastoral de DST/Aids da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) reuniram-se nesta terça-feira (23) com a diretora do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Adele Benzaken, para oficializar uma nova parceria entre as duas instituições: ainda neste ano, será lançada uma grande campanha para a testagem e o tratamento do HIV em todo o Brasil. A campanha dará continuidade à iniciativa “Cuide bem de você e de todos os que você ama/Faça o teste de HIV”,  lançada pela Pastoral com o Departamento em 1º de dezembro de 2014 – Dia Mundial de Luta contra a Aids –, com grande sucesso. E contará novamente com o protagonismo do padre Fábio de Melo – e, dessa vez, de uma cantora ou atriz de projeção nacional ainda a ser definida.
O escopo é mais uma vez vasto: com foco na população em geral e incluindo a adesão e o tratamento que seguem a testagem e o diagnóstico, a nova campanha será realizada entre 1º de dezembro de 2016 e 12 de outubro de 2017, data em que o Papa Francisco virá ao Brasil como parte das celebrações da padroeira Nossa Senhora Aparecida. “Queremos colocar essa pauta na agenda do Papa e envolver a Igreja em outros países”, diz o Frei Luiz Carlos Lunardi, assessor nacional da Pastoral. Da campanha de mídia em grande escala resultarão atividades práticas em bases comunitárias espalhadas por todo o país.
Frei Lunardi explica que a inclusão da adesão e do tratamento à antiga campanha de testagem seguem o novo momento de enfrentamento da epidemia no Brasil e no mundo – em que o conceito "tratamento para todos", adotado pelo governo em 2013, é "absoluta vanguarda".
 "A ideia é reforçar o cuidado compartilhado, para que o paciente compreenda todo o leque à sua disposição – sentindo-se amparado desde o teste e o possível diagnóstico até os exames de rotina; do vínculo com os serviços de saúde e da adesão, ao longo do tempo, até o tratamento e a ligação a grupos de apoio da Pastoral e de outras organizações da sociedade civil, ” explica Lunardi.
"Consciente, a pessoa poderá, por fim, caminhar sozinha. Mas, se fraquejar, saberá que estaremos lá”, acrescenta o frei José Bernardi, secretário executivo da Pastoral.
Cartas
Os representantes da Pastoral de DST/Aids da CNBB também entregaram à diretora Adele Benzaken três importantes cartas  tiradas do 6º  Seminário Nacional de Incidência Política da Pastoral, realizado neste mês em Porto Alegre (RS). A primeira – a “Carta de Porto Alegre” – apresenta a posição da Pastoral diante do atual momento político do país, com foco no HIV/aids; a segunda, repudia a PL 198/2015, que trata como crime hediondo a transmissão intencional do HIV; e a terceira expressa preocupação quanto à possível aprovação da PEC 241, que estabelece um novo regime fiscal para os poderes da União e os órgãos federais.

Dica de entrevista
Pastoral da Aids de Porto Alegre
Tel.: (051) 3346-6405
Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais
Tel.: (61) 3315-7665

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  CNS discute desafios para garantir direito universal à Saúde em tempos de negacionismo, durante debate na UFRGS 14 de fevereiro de 2022 O ...