quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Mopaids discute controle social e agenda para 1º de dezembro


Nesta quarta-feira (26), durante a penúltima reunião do ano do Mopaids (Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids), os ativistas retomaram a pauta a respeito da fragilidade dos conselhos gestores, nos serviços de aids da cidade de São Paulo (leia aqui). Desta vez, as supervisões, coordenadorias regionais de saúde e Programa Municipal de DST/Aids participaram das discussões e receberam um documento com o Levantamento de Atuação do Controle Social Local nos Serviços de HIV/Aids no Município de São Paulo (Conselho Gestor).
Esse documento é resultado das visitas que os ativistas fizeram nos serviços da capital paulista, junto com gestores de aids, durante dois meses. A ação se deu após o movimento receber diversas reclamações de que o Conselho Gestor de alguns desses serviços não estão funcionando ou não existem.
“O que a gente espera é que vocês [coordenadores regionais de saúde] atuem junto com as gerências para que os problemas apresentados sejam solucionados”, disse Américo Nunes, coordenador do Mopaids.
No entanto, com o resultado das eleições deste ano, haverá mudanças na Prefeitura de São Paulo e, com isso, acredita-se em alterações de gestores também, o que pode impactar nos próximos passos do fortalecimento dos conselhos gestores.  “Porém, mesmo com as mudanças, temos de continuar nosso trabalho, porque os problemas existem e precisam de soluções”, afirmou Américo.
Preocupados com este tema e fortalecimento no controle social, o Mopaids realizará um seminário, no dia 12 de dezembro. Já no dia 30 de novembro, em alusão o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, em 1º de dezembro, fará um seminário com foco na população jovem, na Universidade de Santo Amaro (Unisa).

Dica de entrevista
Mopaids

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  CNS discute desafios para garantir direito universal à Saúde em tempos de negacionismo, durante debate na UFRGS 14 de fevereiro de 2022 O ...