quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Campanha Fique Sabendo 2016 tem parceria com universitários, em São Paulo


A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo dá início, nesta sexta-feira (25) à campanha Fique Sabendo, que oferece à população testes rápidos para a detecção de HIV e sífilis. A estimativa é de que sejam realizados cerca de 250 mil testes em quase 590 municípios paulistas até 1º de Dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Este ano, para incentivar mais jovens a fazer o teste, a Coordenação Estadual DST/Aids-SP fez uma parceria com integrantes da agência Urbana (7º semestre do Curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação, Educação e Humanidades) da Universidade Metodista de São Paulo. Orientados pelos profissionais do CRT (Centro de Referência e Tratamento em DST, Aids), elaboraram uma campanha voltada a jovens gays que será lançada junto com a Fique Sabendo. 
A campanha conta com a participação do ator e produtor do projeto Uma Vida Positiva, Rafael Bolacha,  e seus parceiros Renato Plotegher, Marcell Filgueiras e Tiago Marinho, integrantes do programa "Chá dos 5", veiculado no youtube desde fevereiro de 2015. O programa conta com mais de 26 mil inscritos e mais de 1 milhão e meio de visualizações. “Ficamos felizes com o convite dos estudantes da Metodista para participar da campanha. Foi ótimo acompanhar o processo de criação, o entusiasmo e o cuidado que eles tiveram em abordar essa temática tão importante”, disse Bolacha.
Juliane Pianezzola, integrante da agência Urbana, conta como foi  produzir a campanha junto com os colegas. “Foi um projeto importante, aprendemos muito. Tivemos de pesquisar a fundo sobre o tema, nosso maior desafio e ao mesmo tempo  nosso objetivo foi  produzir um material leve, porém sem banalizar a aids. Mostramos que é melhor viver bem, sem o peso da dúvida”, comenta.
Para o coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda, Fernando Ferreira de Almeida, a parceria que teve início no ano passado, tem rendido bons frutos. “A parceria materializa o projeto do sétimo período do Curso que tem como objetivo trabalhar  os programas de comunicação em saúde na publicidade, com fundamentação teórica e técnicas pertinentes, em benefício da sociedade”, declara.
Segundo Marco Antonio Cirillo, coordenador do projeto, a comunicação publicitária na saúde tem o propósito de promover a aplicação prática dos conhecimentos obtidos ao longo do curso.  “A parceria com o CRT DST/Aids-SP tem sido uma experiência valiosa para nossos alunos ”, diz.
Para Ivone de Paula, gerente da Prevenção do CRT,  trata-se de uma iniciativa com benefícios a todos os envolvidos. “Os alunos entram em contato com demandas da área da saúde, aprendem a pensar e trabalhar conceitos complexos. Vender um produto é teoricamente mais simples do que sensibilizar as pessoas a adotar novas atitudes em sua vida sexual”, observa. “O olhar e a linguagem dos alunos foram fundamentais para dialogar com o público jovem, alvo de nossa campanha, em linguagem e formato atuais, que envolvem redes sociais e vários tipos de tecnologia”, comenta.
As peças serão veiculadas no Facebook e estarão disponíveis no site do CRT DST/Aids-SP para serviços de saúde que queiram reproduzir e imprimir os materiais – www.crt.saude.sp.gov.br.
Sobre a ação
Criada em 2008, a campanha Fique Sabendo tem como objetivo estimular a população sexualmente ativa a realizar o teste de HIV e chamar a atenção, principalmente dos grupos mais atingidos pela aids como, por exemplo, usuários de drogas, profissionais do sexo e de homens que fazem sexo com outros homens.
A adesão ao teste rápido deve ser voluntária e pode ser realizada por meio de procedimentos simples como a retirada de uma gota de sangue com a picada no dedo ou pela coleta de fluido oral. As amostras do material são analisadas no local e o resultado sai em poucos minutos.
“É importante ressaltar que, ainda hoje, o diagnóstico tardio contribui para a morte de oito pessoas por aids, em média, todos os dias no estado de São Paulo. A realização de testes rápidos de HIV por fluido oral atrai quem teme a picadinha no dedo para retirada de uma gota de sangue", diz Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP.
Para obter mais informações ou para saber o endereço dos locais onde  fazer o teste rápido, os interessados podem ligar no Disque DST/Aids: 0800-16 25 50. Ou clicar aqui e acessar o site.
Dica de entrevista 
Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

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