Realizada nesta segunda-feira (7), no auditório Lair Guerra, a primeira reunião do GT de Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical (TV) do HIV e/ou sífilis no Brasil reuniu representantes do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (DDAHV), do Ministério da Saúde, e de entidades ligadas ao HIV/aids e à sífilis. Foram discutidos o cenário epidemiológico nacional atual da TV no Brasil e a formação do Grupo de Trabalho (GT). “Precisamos ouvir a opinião dos especialistas sobre a certificação dos municípios, e adiantamos que os convidados para a primeira reunião vão integrar o comitê que irá avaliar o relatório dos municípios interessados em participar desse processo”, afirmou a diretora do DDAHV, Adele Benzaken.
O comitê será dividido em quatro grupos: avaliação de respeito aos direitos humanos; avaliação de laboratórios; avaliação de serviços e programas; e avaliação do sistema de vigilância e monitoramento.
Também ficou definido que a próxima reunião será realizada entre meados de janeiro e início de fevereiro de 2017.
Também ficou definido que a próxima reunião será realizada entre meados de janeiro e início de fevereiro de 2017.
Outras propostas de trabalho são a composição e a formalização dos comitês estaduais; a redução da subnotificação, cujo objetivo é melhorar a qualidade dos dados; a busca por informações dos serviços públicos e privados; e a avaliação de área, nos municípios, com os piores indicadores.
Participaram da reunião representantes da Universidade de Fortaleza (Unifor); do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas (SAS/MS); do Departamento de Atenção Básica à Saúde Indígena (Sesai); da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas); da Coordenação Estadual DST/Aids de São Paulo; da Sociedade Brasileira de DST; da Unicamp; da Coordenação Estadual de DST/Aids do Amapá; da Coordenação Estadual de DST/Aids do Espírito Santo; Coordenação Nacional da Saúde do Homem; da Coordenação Nacional da Saúde da Criança; e do Conselho Federal de Enfermagem.
Fonte : Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais
Nenhum comentário:
Postar um comentário