O “Jornal das 10”, da Globonews, levou ao ar no domingo (20), reportagem sobre a vulnerabilidade da população negra ao vírus da aids. Mostrou dados recentes do Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo, segundo os quais a taxa de mortalidade entre os negros, em consequência da doença, é de 2,3 por 100 mil habitantes – a de branco é de 0,8%. Os dados mostram também que o número de infectados na população negra é 36,4%, enquanto o de brancos é 18%.
Aline Ferreira, 26 anos, estudante de psicologia, militante dos movimentos negro e da aids foi entrevistada. “A vulnerabilidade vem de fatores, como o difícil acesso à educação, à autonomia do corpo, a violência doméstica... Somos nós, a população negra, morrendo desde sempre. É isso o que os dados mostram”, disse Aline.
Roseli Tardelli, diretora da Agência de Notícias da Aids, também foi entrevistada. “A gente precisa tomar atitude quanto a isso. E significa prestar atenção na possibilidade de construção de políticas públicas para mudar essa situação”, disse Roseli.
Fonte : Globonews
Nenhum comentário:
Postar um comentário