No mês de carnaval, em fevereiro, as unidades básicas de saúde de Brasília contarão com cerca de 1,5 milhão de preservativos, 400 mil a mais que a quantidade regular mensal. A Secretaria de Saúde também vai reservar 50 mil camisinhas para entrega gratuita a blocos de rua e a instituições como empresas e administrações regionais. O reforço é de camisinhas masculinas.
“Nos últimos anos, estudos revelaram que há mais informação e que o público está mais instruído. Mesmo assim, houve uma redução no uso de preservativos, principalmente do público jovem”, diz o gerente do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids, da Secretaria de Saúde, Sérgio D’ávila.
Segundo ele, ações como a do carnaval ajudam a diminuir a transmissão de doenças como aids, sífilis e hepatite C. “É importante incentivar o uso da camisinha, pois as infecções de transmissão sexual ainda têm números significativos. Apenas uma relação pode ser o suficiente para adquiri-las”, destaca D’ávila.
De acordo com a Agência Brasília, as camisinhas podem ser retiradas em qualquer unidade básica de saúde de Brasilia, em todas as regiões administrativas, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.
Os blocos, as administrações regionais, as empresas e outras instituições interessadas em distribuir os preservativos podem entrar em contato pelo e-mail dstaidssaude@gmail.com. A rede pública do DF também oferece preservativos femininos.
Fonte : Agência Brasília
Nenhum comentário:
Postar um comentário