segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Ação de prevenção ao HIV na Fiesp atrai foliões em São Paulo


Centenas de pessoas participaram nesse domingo (12), na Paulista, da ação de prevenção ao HIV e ISTs que a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) realizou em parceria com a Agência de Notícias da Aids e o Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids de São Paulo. A atividade estava agendada para começar as 15h, em frente ao prédio da Fiesp, mas quem chegou ao local antes também foi presenteado com preservativos feminino e masculino e gel lubrificante. Mais de 7 mil preservativos masculinos foram distribuídos durante a ação.

Além de alertar as pessoas para os cuidados de prevenção ao HIV/aids, o público pode ver a exposição “Prevenindo a Aids com Humor: 1º Festival Internacional de Humor em DST/Aids”. Produzida pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil (Imag), a exposição mostra 30 quadros de cartunistas do mundo inteiro, tendo como temas os direitos humanos, a prevenção e o tratamento do HIV/aids.
"Estava com vergonha de pegar o preservativo, mas apareceu em boa hora, estou a caminho dos blocos de Carnaval, quem sabe não rola nada", disse o jovem Diego Santos, de 20 anos.
A diarista Tania Alencar entrou na folia nesse domingo e aproveitou para levar preservativos para os filhos. "Sou casada, uso preservativo e sempre oriento os meus filhos a usarem. Já perdi muitos amigos para aids e aprendi que a melhor forma de evitar doença é se prevenindo."
Três jovens alemães que passavam pelo local também ganharam camisinhas feminina e masculina e afirmaram que desconheciam o preservativo feminino. "Achei este preservativo mais complexo, mas estou feliz de saber que existe uma opção de camisinha exclusiva para as mulheres", disse Ana. Seu amigo Denny também comemorou. "Agora posso negociar, não preciso mais usar preservativos em todas as relações, ela pode usar também."
O motoboy Diego Santos ficou interessado mesmo no gel lubrificante. “Não conhecia o gel, vou levar alguns para experimentar.
A ação terminou às 18 horas e marcou a inauguração do espaço +Saúde, programa de prevenção e educação do Comitê de Saúde (ComSaúde) da Fiesp. Segundo a coordenadora executiva do ComSaúde, Priscila Franklin Martins, a ideia é que ações como essa aconteçam o ano inteiro, sempre no primeiro domingo de casa mês. "Já estamos em ritmo de Carnaval e começar o projeto falando sobre aids foi perfeito, este assunto é foi fundamental. Nas próximas ações também vamos abordar outros temas relacionados à saúde, como o diabetes, hipertensão, doação de órgãos, saúde bucal, entre outros."
A coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo, Maria Clara Gianna, também participou da atividade. "Temos que falar sobre prevenção ao HIV em todos os espaços, a aids ainda afeta muitas pessoas e usar o preservativo em todas as relações sexuais é uma boa forma de prevenir a infecção do HIV."
Maria Clara contou que o CRT disponibilizou para essa ação 7.400 preservativos masculinos; 500 preservativos femininos; 2 mil sachês de gel lubrificante e material informativo sobre PEP (profilaxia pós-exposição) e testagem do HIV.
A diretora da Agência Aids, Roseli Tardelli, aproveitou show de Carnaval, que aconteceu também na calçada da Fiesp, e subiu ao palco para fazer um alerta: "Somos um país que gostamos de fazer amor, e o melhor é fazer amor com camisinha", disse.
Confira a seguir algumas fotos do evento:
Exposição Humor e Aids foi montada pela primeira vez na avenida Paulista
Agentes de prevenção ao HIV tiraram dúvidas sobre sexo seguro
E divulgaram a PEP 
Mais de 7 mil camisinhas masculinas foram entregues na Av. Paulista
Roseli Tardelli, Maria Clara e Priscila Martins falaram sobre a importância da prevenção
Maria Clara explicou que o preservativo no SUS é gratuito
Roseli incentivou as mulheres a usarem o preservativo feminino
Equipes: CRT, Agência Aids e Fiesp - todos juntos na luta contra o HIV/aids
Dica de entrevista
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP
Tel.: (11) 3549-4203 e 98080-4406
Agência Aids
Tel.: (11) 3287-6933
CRT
Tel.: (11) 5087-9907
Talita Martins (talita@agenciaaids.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  CNS discute desafios para garantir direito universal à Saúde em tempos de negacionismo, durante debate na UFRGS 14 de fevereiro de 2022 O ...