Morreu em Nova York o artista e ativista LGBT Gilbert Baker, que desenhou a "Rainbow Flag", bandeira com as cores do arco-íris, que virou símbolo internacional da causa LGBT. Nascido no Kansas, ele tinha 65 anos e estabeleceu-se como artista em São Francisco após servir o exército, onde aprendeu a costurar.
Num esforço para unir a comunidade gay da cidade, Baker criou a bandeira original do arco-íris de oito cores em 1978 para o "dia da liberdade gay" de São Francisco, um evento precursor das marchas de orgulho Gays.
O design de Baker estabelecia um significado para cada cor: rosa (sexualidade), vermelho (vida), laranja (cura), amarelo (luz solar), verde (natureza), turquesa (arte), anil (harmonia) e violeta (espírito humano). Posteriormente, o símbolo foi reduzido a seis cores, com o rosa e o anil removidos, e agora o azul é usado em vez do turquesa.
Discutindo seu projeto em uma exposição de 2015 no Museu de Arte Moderna de Nova York, Baker disse porque decidiu que a comunidade LGBT deveria ter uma bandeira:
- Uma bandeira nos serve como símbolo de que somos um povo ou uma tribo, se preferir. E as bandeiras são sobre proclamar poder. Então acho muito apropriado.
Baker faleceu em sua casa em Nova York na noite de quinta-feira (30).
Fonte : O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário