O Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids) e o setor de Responsabilidade Social da Rede Globo promovem desde segunda-feira (21) ações para incentivar o debate em torno de temas relacionados ao HIV e à aids. A iniciativa faz parte da parceria na plataforma de direitos humanos Tudo Começa pelo Respeito.
O foco das ações é promover o debate em torno da repercussão dos capítulos da supersérie “Os Dias Eram Assim” e do episódio 5 da série “Sob Pressão”.
A série Sob Pressão levanta temas que buscam mostrar a realidade dos serviços de saúde e urgência e emergência no Brasil. No episódio 5, que foi ao ar na terça-feira (22), Maicon (interpretado por Rafael Losso) chega ao hospital com a sua esposa em trabalho de parto e confessa ao médico de plantão que teve relações sexuais sem preservativo antes do casamento com uma mulher que acabara de ser diagnosticada com HIV. Além de fazer a testagem, Maicon também precisa contar à esposa que existe a possibilidade de ter transmitido o vírus para ela e para o bebê, já que o casal não fez os exames de pré-natal.
Para a repercussão desse episódio, o UNAIDS foi convidado pela Rede Globo a apoiar a produção da mensagem de sensibilização, exibida no final da série, e na elaboração do conteúdo para a página de Responsabilidade Social, que busca levantar debates relevantes ligados às temáticas desenvolvidas pela área de entretenimento da emissora.
Já em relação à supersérie “Os Dias Eram Assim”, o Unaids tem apoiado a Rede Globo e alguns de seus programas incentivando debates com sugestões de convidados e temas, além de mobilização nas redes sociais. A mensagem de sensibilização, exibida ao final do capítulo de segunda-feira (21) da supersérie — quando a personagem Nanda recebe o diagnóstico de aids — também contou com o apoio e sugestão do Unaids.
Em “Os Dias Eram Assim”, que se passa no início dos anos 1980, a personagem Nanda (interpretada por Julia Dalavia) foi diagnosticada com aids, em uma época em que a doença ainda era muito desconhecida e o diagnóstico era visto como uma sentença de morte. As cenas tiveram grande repercussão nas redes sociais e tocaram muitas pessoas.
Em “Os Dias Eram Assim”, que se passa no início dos anos 1980, a personagem Nanda (interpretada por Julia Dalavia) foi diagnosticada com aids, em uma época em que a doença ainda era muito desconhecida e o diagnóstico era visto como uma sentença de morte. As cenas tiveram grande repercussão nas redes sociais e tocaram muitas pessoas.
“Quando esse tipo de ação de sensibilização acontece, fica claro que ainda estamos carentes de um debate sobre HIV e aids em nossa sociedade”, afirmou Daniel de Castro, assessor de comunicação do Unaids no Brasil. “Falar de HIV e de AIDS também é uma forma de trabalhar a prevenção. No mínimo, conseguimos alertar as pessoas para o fato de que a aids ainda não acabou e de que todo mundo precisa estar atento e se prevenir do HIV”, completou.
Ainda como parte da estratégia, a campanha “Viver Melhor”, também fruto da parceria entre o Unaids Brasil e a Rede Globo, tem sido exibida nos intervalos da programação, como forma de levar uma mensagem completa sobre a importância da prevenção e do tratamento para o HIV.
“O filme criado em parceria com a Responsabilidade Social da Globo tem como objetivo alertar as pessoas, e principalmente os jovens, sobre a necessidade de se fazer o teste do HIV e de se prevenir”, explicou Castro. “Além disso, ele cumpre uma missão importante de fazer a conexão entre a ficção e realidade, unindo entretenimento à informação e à educação”.
Outro complemento dessa estratégia foi um vídeo gravado pela Globo com o médico-psiquiatra Jairo Bouer, especialista em sexualidade, em que ele esclarece pontos importantes sobre diagnóstico e tratamento do HIV e sobre o combate ao estigma e à discriminação. O vídeo faz parte da plataforma REP: Repercutindo Ideias, lançada pela diretoria de Responsabilidade Social da Globo, com o objetivo de compartilhar ideias sobre temas relevantes no debate de sociedade.
“O ‘REP’ é uma nova plataforma para dar voz ao público sobre temas de interesse social. Com o lançamento da nova temporada de ‘Malhação’, enxergamos a oportunidade de ouvir a contribuição das pessoas sobre o tema diversidade”, disse Beatriz Azeredo, diretora de Responsabilidade Social da Globo, no lançamento da plataforma, em maio. O REP produzido com o Dr. Jairo Bouer faz parte de uma série de vídeos feitos sobre temas relevantes abordados na série “Sob Pressão”.
O Programa Encontro com Fátima de segunda-feira (21) dedicou mais de 20 minutos ao debate sobre a epidemia de HIV entre jovens e à repercussão da cena que iria ao ar naquela noite, com a personagem de Nanda, em “Os Dias Eram Assim”. O debate contou também com a presença do Dr. Jairo Bouer e de Andreia Fernandes, assistente social, HIV-positiva, com uma história semelhante a da personagem da série.
Nenhum comentário:
Postar um comentário