A lamivudina é um fármaco utilizado pela medicina como antirretroviral. É usado como parte do arsenal de diversos medicamentos. Seu mecanismo de ação consiste basicamente na inibição da síntese de ácidos nucleicos.
A Lamivudina é o nome genérico do remédio conhecido comercialmente como EPIVIR, utilizado no tratamento da HIV/AIDS em adultos e crianças com mais de 3 meses de idade, que ajuda a reduzir a quantidade do vírus HIV no organismo e a progressão da doença.
A Lamivudina, produzido pelos laboratórios GlaxoSmithKline, é um dos componentes do remédio 3 em 1 para AIDS.
O uso da Lamivudina só deve ser feito sob prescrição médica e em associação com outros remédios antirretrovirais usados para tratar pacientes HIV positivos.
Indicações da Lamivudina
A Lamivudina está indicada no tratamento da AIDS em adultos e crianças com mais de 3 meses de idade, em associação com outros remédios para tratar a AIDS.
A Lamivudina não cura a AIDS nem reduz o risco de transmissão do vírus HIV, por isso, o paciente deve manter alguns cuidados como usar camisinha em todos os contatos íntimos, não usar ou compartilhar agulhas usadas e objetos pessoais que possam conter sangue como lâminas de barbear.
Modo de uso da Lamivudina
O modo de uso da Lamivudina varia de acordo com a idade do paciente, sendo que:
- Adultos e adolescentes acima de 12 anos de idade: 1 comprimido de 150 mg duas vezes ao dia, em combinação com outros remédios para AIDS;
- Crianças entre 3 meses e 12 anos de idade: 4 mg/kg, duas vezes ao dia, até no máximo 300 mg por dia. Para doses abaixo de 150 mg, recomenda-se o uso de Epivir Solução Oral.
Em caso de doença renal, a dose da Lamivudina pode ser alterada, por isso, é recomendado seguir sempre as orientações do médico.
Efeitos colaterais da Lamivudina
Os efeitos colaterais da Lamivudina incluem dor de cabeça e no estômago, cansaço, tontura, febre, náuseas, vômitos, diarreia, febre, pancreatite, vermelhidão e coceira na pele, sensação de formigamento nas pernas, dor nas articulações e nos músculos, anemia, queda de cabelo, acidose láctica e acúmulo de gordura.
Contraindicações da Lamivudina
A Lamivudina está contraindicada em pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, em crianças com menos de 3 meses de idade e peso inferior a 14 kg, e em pacientes que estejam tomando Zalcitabina.
No entanto, é importante consultar o médico em caso de gravidez ou se está tentando engravidar, amamentação, diabetes, problemas nos rins e infecção com o vírus da Hepatite B, e informar se está tomando outros medicamentos, vitaminas ou suplementos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário