Tenofovir é um medicamento inibidor de transcriptase reversa nucleotídeo, utilizado no coquetel anti-HIV e disponível gratuitamente no Brasil. Seu uso foi aprovado pela FDA, nos Estados Unidos, em 26 de outubro de 2001.
O Tenofovir é o nome genérico do comprimido conhecido comercialmente como VIREAD, usado no tratamento da AIDS em adultos, que atua ajudando a reduzir a quantidade do vírus HIV no organismo e as chances do paciente desenvolver infecções oportunistas como pneumonia ou herpes.
O Tenofovir, produzido pelos laboratórios United Medical, é um dos componentes do remédio 3 em 1 para HIV/AIDS.
O uso de TENOFOVIR só deve ser feito sob prescrição médica e sempre em associação com outros remédios antirretrovirais usados para tratar pacientes HIV positivos.
Indicações do Tenofovir
O Tenofovir está indicado no tratamento da AIDS em adultos, em associação com outros remédios para a AIDS.
O Tenofovir não cura a AIDS nem reduz o risco de transmissão do vírus HIV, por isso, o paciente deve manter alguns cuidados como usar camisinha em todos os contatos íntimos, não usar ou compartilhar agulhas usadas e objetos pessoais que possam conter sangue como lâminas de barbear.
Modo de uso do Tenofovir
O modo de uso do Tenofovir consiste na ingestão de 1 comprimido por dia, sob orientação médica, em associação com outros remédios para a AIDS, indicados pelo médico.
Efeitos colaterais do Tenofovir
Os efeitos colaterais do Tenofovir incluem vermelhidão e coceira na pele, dor de cabeça, diarreia, depressão, fraqueza, náuseas, vômitos, tontura, gases intestinais, problemas renais, acidose láctica, inflamação do pâncreas e fígado, dor de barriga, alto volume de urina, sede, dor e fraqueza muscular, e dor e enfraquecimento dos ossos.
Contraindicações do Tenofovir
O Tenofovir está contraindicado em pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula e que estão tomando Hepsera ou outros remédios com Tenofovir na sua composição.
No entanto, durante a amamentação o uso do Tenofovir deve ser evitado e deve-se consultar o médico em caso de gravidez, problemas nos rins, nos ossos, no fígado, incluindo infecção pelo vírus da Hepatite B e outras condições médicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário