terça-feira, 24 de maio de 2016

Camarote Solidário: Começou a contagem regressiva para a festa da solidariedade no domingo da Parada



Mais uma vez, a Agência de Notícias da Aids e o Condomínio Conjunto Nacional  promovem o Camarote Solidário, no domingo (29) --  evento que faz parte do grande acontecimento que é a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. Esse ano, o camarote chega à 12ª edição.  Montado no terraço do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, é uma idealização de Roseli Tardelli, diretora executiva dessa agência. “Começou com uma ação entre amigos e foi crescendo”, conta Roseli. “O objetivo, desde o início, é arrecadar alimentos para as Ongs/aids. Por isso, os convidados pagam a entrada com alimento não-perecível. Nos últimos anos, pedimos seis quilos a cada um e já recebemos 700 pessoas.”
 O Camarote Solidário existe desde 2002 e só teve um intervalo de dois anos, em 2013 e 2014, quando deu lugar ao Trio Solidário, um caminhão tipo baú, que desfilou na Avenida Paulista, junto com a multidão e os trios elétricos, arrecadando os alimentos.  
“As pessoas pediram muito a volta do camarote”, continua Roseli (foto à esquerda). “Além de ser um espaço de exercício da cidadania, é um ponto de encontro na Parada, de troca de informações e de celebração da amizade. Ali se juntam as pessoas que, de alguma forma, estão envolvidas com os direitos LGBT e a causa da aids. São ativistas, artistas, jornalistas, médicos, gestores...”
Até o ano passado, 11 ONGs foram contempladas com as doações. Em sua última edição, o Camarote arrecadou  1,2 toneladas de mantimentos.
O espaço oferece uma vista privilegiada da Avenida Paulista, possibilitando aos convidados assistirem ao desfile com tranquilidade. Este ano, eles verão a 20ª Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros) de São Paulo, cujo tema é “Lei de identidade de gênero, já! Todas as pessoas juntas contra a transfobia!"
 A concentração para o desfile começará às 10 horas, em frente ao Masp (Museu de Artes de São Paulo). Depois da Paulista, a passeata segue pela Rua da Consolação até o Anhangabaú.
“O Camarote da Agência de Notícias da Aids é um elemento chave da luta contra a aids durante a maior Parada LGBT do Planeta Terra. É um trabalho fundamental neste evento maravilhoso”, descreve Fábio Mesquita, diretor do Departamento de Dst/Aids e Hepatites Virais, um dos apoiadores do evento.
Nádia Vranjac, gerente de comunicação corporativa da Merck, outro apoiador, diz se sentir feliz por participar da festa LGBT. “Há alguns anos apoiamos o Camarote Solidário por causa da importância que a Agência de Notícias da Aids tem na disseminação de informação e na conscientização das pessoas sobre a importância da prevenção  de DSTs e HIV/aids. O camarote é uma importante iniciativa, em especial para chamar a atenção para o atual cenário do HIV/aids junto a formadores de opinião, lideranças políticas e imprensa”, diz Nádia.
Para Vilma Peramezza (foto à direita), síndica que administra há 32 anos o Conjunto Nacional, promover o Camarote Solidário significa ajudar a tornar a cidade mais humanizada. “É sempre uma satisfação ajudar São Paulo, cidade da qual nosso edifício é um dos símbolos, a acolher a diversidade.”
O Camarote Solidário 2016 é uma realização da Agência de Notícias da Aids em parceria com o Condomínio Conjunto Nacional e tem o apoio do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, da Gilead, da Merck e do JP Miguel Engenharia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  CNS discute desafios para garantir direito universal à Saúde em tempos de negacionismo, durante debate na UFRGS 14 de fevereiro de 2022 O ...