quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Utilização de PMMA em soropositivos será discutida em simpósio no sul



















A aplicação do polimetilmetacrilato (PMMA) para corrigir os efeitos da lipodistrofia em pacientes com HIV/aids será tema de uma das mesas do 1º Simpósio Consenso Brasileiro de Implantes Infiltrativos. O evento acontecerá em Porto Alegre (RS) no sábado (20) e terá a presença dos principais especialistas da área no Brasil e no mundo, entre eles, o médico alemão Gottfried Lemperle.
A lipodistrofia é a redução ou o aumento da gordura no corpo e no rosto de soropositivos, provocados pelos efeitos de antirretrovirais ou pelo HIV. A pré-disposição genética e o estilo de vida também interferem no desenvolvimento da síndrome e, além de preenchimento com PMMA, o exercício físico é indicado para combatê-la.  
Desde 2004, uma portaria do Ministério da Saúde (nº 2.582, de 02/12/2004) prevê a realização de procedimentos de reparação para o tratamento da lipodistrofia em  portadores do HIV pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Na capital gaúcha, os implantes infiltrativos, usados para preencher os vincos causados pela perda de gordura,  para esses pacientes, são realizados desde 2008 no Hospital Nossa Senhora da Conceição.
"Realizamos seis procedimentos por semana. Nestes oito anos, já foram mais de dois mil. Além de uma taxa de sucesso de quase 100%, o principal resultado é o resgate da autoestima e a retomada da vida social, assim como uma melhor aceitação do  tratamento", afirma o médico Luciano Soares, responsável pelo setor de lipodistrofia do Serviço de Infectologia do hospital.
Sobre o simpósio
O 1º Simpósio Consenso Brasileiro de Implantes Infiltrativos será realizado no The Place (Tobias da Silva, 120), das 8h às 18h, e reunirá médicos especialistas de todo o país para discutirem as melhores condutas para utilização do PMMA em procedimentos estéticos e de reparação. Está confirmada a presença da principal autoridade internacional no assunto, o médico alemão Gottfried Lemperle.
A iniciativa é coordenada pelo médico Túlio Souza, que liderou uma pesquisa sobre implantes infiltrativos no Brasil. Os resultados serão apresentados e discutidos no simpósio, que pretende criar um padrão nacional para implantes infiltrativos.
O objetivo é estabelecer parâmetros  que determinem uma utilização eficaz e segura desse tipo de material a fim de alcançar os melhores resultados na eficácia do procedimento e na segurança do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  CNS discute desafios para garantir direito universal à Saúde em tempos de negacionismo, durante debate na UFRGS 14 de fevereiro de 2022 O ...