sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Unaids: No mundo, novas infecções por HIV entre crianças diminuíram 47% desde 2010



Para além dos presentes e dos passeios, o Dia das Crianças, comemorado sempre em 12 de outubro, também serve de balanço para se avaliar como as políticas voltadas às crianças estão se desenvolvendo. Quando o assunto é aids, os dados indicam que cada vez nascem menos crianças infectadas com HIV e, claro, isso representa muitas batalhas ganhas em 35 anos de luta contra a pandemia. De acordo com o Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids), os riscos da transmissão vertical (de mãe infectada para o bebê) são minimizados quando os diagnósticos disponíveis e medicamentos antirretrovirais são utilizados no tempo correto.
Globalmente, o acesso a medicamentos contra o HIV para prevenir a transmissão do vírus de mãe para filho aumentou para 76% em 2016 (acima dos 47% registrados em 2010). Como resultado, as novas infecções por HIV entre crianças diminuíram 47% desde 2010.
No Brasil, a taxa de detecção de aids em menores de cinco anos tem sido utilizada como indicador proxy para monitoramento da transmissão vertical do HIV. Nos últimos seis anos, houve uma queda de 36% nos casos de HIV/aids em menores de 5 anos, o que indica diminuição na transmissão vertical.
Existem no mundo cerca de 2,1 milhões de crianças e adolescentes, com até 15 anos, infectados pelo vírus HIV. Em 2015, metade das novas infeções entre crianças com idades entre 0 e 14 anos ocorreu em seis países: Nigéria, Índia, Quênia, Moçambique, Tanzânia e África do Sul.
Dados do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) publicados em 2016, revelaram que a cada hora, 29 adolescentes entre 15 e 19 anos são infectados pelo vírus do HIV no mundo e a aids continua sendo a segunda causa nas pessoas entre 10 e 19 anos.
Segundo a agência da ONU, as meninas são particularmente mais vulneráveis, representando cerca de 65% das novas infecções em adolescentes em todo o mundo. Na África Subsaariana, onde há aproximadamente 70% das pessoas no mundo vivendo com HIV, três em cada quatro adolescentes infectados pelo vírus em 2015 eram meninas.
Redação da Agência de Notícias da Aids

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  CNS discute desafios para garantir direito universal à Saúde em tempos de negacionismo, durante debate na UFRGS 14 de fevereiro de 2022 O ...