quarta-feira, 25 de maio de 2016

Barong faz ação de prevenção e incentiva a diversidade na Semana da Parada



Na semana que antecede a 20ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, por meio de uma parceria com a Prudence (uma marca da DKT), o Instituto Cultural Barong, ONG paulistana que promove ações de saúde sexual e reprodutiva está no Condomínio Conjunto Nacional, a partir desta quarta-feira (25) até a sexta-feira (27), das 12h às 20h.
A ação utiliza como gancho o tema da 20ª edição da Parada: "Lei de Identidade de Gênero Já! - Todos Juntos contra a transfobia", que busca fazer uma campanha para que a "Lei de Identidade de Gênero", atualmente em tramitação no STF, seja mais discutida e ganhe espaço.
“A nossa ideia é utilizar uma linguagem mais didática durante essa abordagem, pois muitas pessoas acabam sendo preconceituosas sem ao menos perceber onde está o erro, utilizando expressões como ‘opção sexual’, em vez de ‘orientação’, por pura falta de conhecimento. O que queremos fazer é inserir a comunidade como um todo num contexto de entendimento que possa auxiliar na conquista do respeito da comunidade LGBT”, explica Marta McBritton, presidente do Instituto Cultural Barong.
De acordo com o relatório anual sobre o assassinato de homossexuais, divulgado no início do ano pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) – mais antiga entidade do gênero do Brasil – 318 gays foram mortos em 2015 em todo o País. Desse total de vítimas, 52% eram gays, 37% travestis, 16% lésbicas e 10% bissexuais.
Durante esses três dias, o público transgênero poderá ainda ser orientado em relação ao processo de retificação de registro civil, que é a alteração do nome da pessoa de acordo com o gênero ao qual ela possui identificação e contar com o apoio do departamento jurídico do Barong.
Prevenção
Além dos preservativos que já são vendidos a preços acessíveis, a equipe está distribuindo gratuitamente os modelos Fire, Ice e outros de diversos sabores e texturas, da DKT.  
Assim como em outras ações, a ONG mantém a venda das almofadas com o tema ‘Diversidade’ a preços que variam de 15 a 39 reais, das sandálias com ilustrações alusivas a prevenção e a distribuição de um guia de cuidado sobre saúde do homem e materiais informativos do Ministério da Saúde.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  CNS discute desafios para garantir direito universal à Saúde em tempos de negacionismo, durante debate na UFRGS 14 de fevereiro de 2022 O ...